16 de março de 2011

O Brasil não tem músicos

O Brasil não tem músicos. Não nascem músicos bons no Brasil. Esta terra não dá compositores (e arranjadores), instrumentistas, cantores, regentes. A verdade é que no Brasil não nascem artistas bons. Nada de bons bailarinos (e dançarinos), coreógrafos, escritores (literatura, poesia, teatro, roteiristas etc.), atores, diretores, artistas plásticos, cineastas. Esta terra não tem jeito, não. É tudo porcaria. Gente desqualificada, sem capacidade, que insiste em fazer - ha, ha, ha... - arte. Arte? Arte é para os europeus, para os “do norte”, para os asiáticos. Alguém duvida? Vejam este exemplo: o violoncelista franco chinês americano Yo-Yo Ma. Espetacular! Iberê Gomes Grosso? Antonio o quê?! Nunca ouvi falar! Artistas espetaculares como Yo-Yo Ma tinham de vir ao Brasil para formar (Se isto for possível...) alguns violoncelistas, músicos de estante, para melhorar os nossos pobres conjuntos orquestrais. Se não puderem dar aulas, pelo menos que eles façam uns testes de avaliação nas nossas, com licença da má palavra, orquestras.

O Brasil não tem músicos, não tem regentes. Será que regentes como Kurt Masur, apesar da idade, não poderiam vir para cá, dar aulas e formar alguns “metrônomos sofisticados” e, se não for possível, poderiam fazer uns testes de avaliação nos “da batuta” das nossas, com licença da má palavra, orquestras?

E os diretores de extraordinárias organizações com a Berliner Philharmoniker não poderiam vir para cá dar aulas e formar alguns diretores e, se não for possível, poderiam fazer uns testes de avaliação no “diretores” das nossas, com licença da má palavra, orquestras?

Por que ficar somente na música? Artistas, artistas verdadeiros, europeus, “do norte”, asiáticos, que fossem bailarinos (e dançarinos), coreógrafos, escritores (literatura, poesia, teatro, roteiristas etc.), atores, diretores, artistas plásticos, cineastas não poderiam vir para cá, dar aulas e formar alguns “artistas”?

E, se não for possível, poderiam fazer uns testes de avaliação nos “artistas” abaixo dos “norte”?

E, já que estariam aqui, poderiam aproveitar a oportunidade e fazerem uns testes de avaliação no... Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário