18 de março de 2011

A imagem da injustiça


Todos os dias vejo imagens que me chocam e comovem. Esta, utilizada como foto de perfil por inúmeros músicos no Facebook, é, certamente uma delas. Não a estou comparando enchentes, terremotos, ameaças nucleares, mortes em massa, não. Refiro-me, à imagem. Quanto ao fato que a criou, a demissão injusta de músicos de uma orquestra, guardando as devidas proporções, este há de gerar, inevitavelmente, carência das necessidades básicas, semelhantes às desgraças acima mencionadas. E, nesses dias de tantas tragédias que se seguem numa seqüência interminável, me sinto completamente impotente, como muitos e muitos - assim creio eu. E quero dizer que, como muitos e muitos - assim creio eu, tenho fome, fome e sede de justiça. Fiat justitia et pereat mundus.


Nota
"Fiat justitia et pereat mundus (Faça-se justiça e pereça o mundo). Era sentença predileta do Imperador Fernando I, que foi rei da Hungria, e que se assentou no trono imperial entre 1556 e 1564. Fiat justitia ne pereat mundus (Faça-se justiça para que o mundo não pereça) seria a sentença correta, segundo alguns. [Arthur Vieira de Rezende e Silva: Phrases e Curiosidades Latinas. Edição (?), Rio de Janeiro, 1956]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário