19 de março de 2011

Música brasileira na internet (1)

Se eu fosse procurar na internet as primeiras gravações de som, de vídeo, de som e vídeo que foram realizadas, certamente as encontraria, não é?

De fato, escrevi aquilo acima e encontrei. Mesmo, sem as procurar. O que é incrível! Encontrei, também, curiosidades sobre os pioneiros de som e vídeo. Querem ver? Dêem uma olhada neste vídeo sobre Thomas Alva Edison, o inventor americano e, digamos assim, adaptador de inventos, feito por um menino. O vídeo, não os inventos:


O autor deste trabalho escolar, provavelmente, nunca ouviu falar em Bartolomeu de Gusmão. É culpa dele? Talvez dos pais... Ah, claro, os professores, sem dúvida alguma. Estes, com seus excelentes salários que possibilitam uma vida digna e ótimas condições materiais para estarem sempre estudando; como outros profissionais, por exemplo, os músicos, são completamente negligentes nos seus trabalhos. Como, por exemplo, os músicos...

Hoje, como quem não quer nada – e não quero mesmo! –, procurei gravações de um tal de Heckel Tavares, compositor brasileiro (Satuba, AL, 16 de junho de 1896–Rio de Janeiro, RJ, 8 de agosto de 1969) que o degas aqui, por estar com “meia ponto um”, ou seja, um velho, chegou a conhecer. Falta do que fazer, coisa de velho. Se estivesse tocando em uma orquestra, seria demitido por “justa causa”, com inteira razão. Ainda bem que não sou músico de orquestra. Sou um compositor, muito bem de vida, vivendo de direitos autorais...

Mas, para não perder o fio da meada que já anda meio solto, coisa de compositor velho e milionário, volto ao bom Heckel Tavares e declaro que achei algumas de suas obras; claro, a internet tem tudo. Uma quantidade impressionante de trabalhos: uma dúzia de sete ou oito.

Achar gravações com músicas de compositores brasileiros que não sejam recitais universitários ou escolares, com sons e imagens péssimos, apesar de ser feitas recentemente, pois, com todos os incríveis recursos disponíveis, lamentavelmente são realizadas com celulares, no meio de conversas, tosses e outros barulhos impublicáveis (Assim mesmo, essas gravações são poucas e limitadas a algumas obras e pouquíssimos autores) é um trabalho de “arqueologia”. Às vezes, não resta outra opção senão “postar” as tais gravações, porque são as únicas que existem e, por isso, se tornam documentos valiosíssimos. Lamentável.

Gostaria de fazer uma sugestão para os músicos (compositores, instrumentistas, cantores, regentes) que se preocupam em documentar seu trabalho e, é claro, têm condições para isso. Utilizem o melhor equipamento possível; não meçam esforços. A música brasileira agradece; a cultura brasileira agradece.

Mas, não é nada, não é nada. É apenas mais uma das “tragédias” que vive a arte no país. Vejam o drama dos músicos da OSB no Rio de Janeiro, dos funcionários da TV Cultura em São Paulo, etc. Como costuma dizer um famoso âncora de noticiário televisivo: “É uma vergonha!”

Sim, é uma vergonha. O velho Marx, o Karl não o Groucho, disse muita besteira, como eu e você. Mas, em umas coisas ele acertou na mosca, não como a pistoleira americana, pistoleira mesmo, Annie Oakley, um caso à parte, mas acertou:


Disse o Karl, na Crítica ao Programa de Gotha, Marx, inspirado no Evangelho segundo Mateus, capítulo 25, versículo 15 (“a cada um segundo a sua própria capacidade”) e no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 45 (“Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.”), escreveu: “De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades”.

E mais: “Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo”. (Teses sobre Feuerbach).

Portanto, chega de besteira. Já disse muita (Você, sabiamente, ficou em silêncio). Assim, de acordo com as nossas capacidades e para as nossas necessidades, apenas uma palavra: ação. É isso aí.

3 comentários:

  1. Interessante layout do seu blog. Gostei muito de lê-lo e também vou estar de volta para ler mais no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho em montar um post muito interessante. Ideias fabulosas e uma informação muito útil. Bem pensado e bem escrito.

    ResponderExcluir