21 de abril de 2012

Questão de sobrevivência

É dificílimo encontrar gravações de obras de compositores brasileiros na internet ou em qualquer “net”. Encontra-se Villa-Lobos – alguns registros, não muitos, em comparação com a quantidade de obras que ele compôs (E as gravações nem sempre têm uma boa qualidade) – e mais uns poucos. Sim, poucos – pouquíssimos! –, em relação ao número enorme de compositores que o país possui, em sua história; compositores de talento, de muito talento.

O degas aqui - brasileiro, compositor, que, atualmente, ‘tá lento, mas permanece em atividade, permanentemente, há mais de quarenta anos - tem, também, se dedicado à divulgação de obras dos colegas-compositores, independentemente das posições estéticas que cada um defenda. E nisto, dou prioridade absoluta nas minhas postagens (ou compartilhamentos), aos intérpretes brasileiros – instrumentistas, cantores, regentes, grupos vocais e instrumentais – que se dedicam exclusivamente, ou têm por hábito incluir em seu repertório, obras de autores brasileiros.

Aos demais, digo: Até um dia e... tchau!

As exceções ficam para os que nasceram e moram lá fora. Isto, quando estão bem nas fitas, claro. E gosto que me enrosco – e posto, quando fico sabendo que tocaram ou gravaram coisas nossas.

Não se trata de “nacionalismo”, “xenofobia”, bobagens e seus rótulos. É uma posição da qual não abro mão, nem posso abrir, nem para o “tchau”...

Questão de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário