14 de setembro de 2021

O MUNDO DA MÚSICA

             Considerações pessoais necessárias

          O mundo da música chamada de clássica - ou erudita, culta, de concerto, "artística" (sic) etc. - é muito elitista, fechado, preconceituoso e discrimina, sem reservas, aqueles que se aventuram a ingressar nele.

         Cria grupos aristocraticamente herméticos e impenetráveis aos de fora - a ralé, vamos dizer assim. Para deixar bem claro, são inúmeras as "panelinhas" existentes.

        Este compositor velho de guerra, amigo de vocês (tenta ser, pelo menos...), nunca fez parte de qualquer grupo ou panela. Fiz minha carreira ao custo de muita luta e trabalho, sem recorrer aos pistolões. Não que eu não tivesse a quem buscar. Tinha, mas não fiz. Os que lidaram comigo sabem que isto é a mais pura verdade. Muitos me ajudaram, desinteressadamente. Gente amiga, querida. Sou eternamente grato a todos por isso.

         Assim, durante mais de 50 anos, construí uma obra musical que alcança mais de 600 trabalhos, incluindo arranjos. São obras para orquestra, música de câmara, solos, música vocal etc.

        Entrei, sabe Deus como, no mundo da música de elite.

        No entanto, sou obrigado por circunstâncias diversas, a informar a todos, principalmente aos desavisados, que minha música é, simplesmente, música. Sem mais, nem menos.

        Não busquem nela traços eruditos, de escolas determinadas ou técnicas sofisticadas. Não vão encontrar. Faço da minha música o meio de me comunicar com as pessoas, o público, principalmente.

        E, com isso, aproveito a oportunidade para convidar a todos para conhecerem o meu trabalho. Estou nas redes sociais, tenho uma página no Facebook, um site com dados, um canal no YouTube e estou no Soundcloud. Posso ser encontrado em outros lugares não citados na internet. Enfim, sou um carinha fácil de achar, junto com um pouco do meu trabalho.

        Dito isso, termino dizendo que este texto apresenta as minhas considerações sobre o "mundo da música", um desabafo pessoal, mas que considerei necessário, diante de certas "circunstâncias". Sim, foi direcionado. Um recado para os... "incautos". Como está escrito nos evangelhos: "quem lê, entenda..."

        Falei, tá falado. Até mais, amigos.

Site pessoal: Nestor de Hollanda Cavalcanti

[No YouTube: Nestor de Hollanda Cavalcanti No Soundcloud: Nestor H Cavalcanti 

No FaceBook: Nestor de Hollanda Cavalcanti No Instagram: Nestor H Cavalcanti]

Nenhum comentário:

Postar um comentário